top of page

A quem seguir: razão ou emoção?


Existe um dilema grande em nossa existência, seguir a razão ou a emoção? Será que uma das duas precisa subjugar a outra? Sabemos que todas as coisas tendem ao equilíbrio. Definir uma pessoa como equilibrada ou imparcial, estamos dizendo que a pessoa ouve, pondera, reflete, sem se deixar levar pelas emoções, mas considerando todas as circunstâncias que envolvem a situação. Nós deveríamos funcionar da mesma forma... Já ouviram aquela frase: – a pessoa estava certa em uma situação, mas se descontrolou e acabou perdendo a razão! É exatamente isso que acontece quando permitimos que a nossa emoção tome as rédeas de uma situação!

Ser comandado somente pela razão, também nos traz prejuízo, pois nos impede de sentirmos, de usarmos a emoção para nos fazer olhar as coisas de uma forma humana, então o que é melhor?

Na verdade, as duas existem dentro de nós para andarem juntas. A emoção sozinha, nos faz ver as coisas sempre ou pelo lado da catástrofe ou pela ilusão do perfeito, sempre nos extremos, nunca no real. Para podermos aproveitar a realidade, o que está a nossa volta, precisamos sentir e pensar em nossas atitudes. Quantas vezes você agiu pelo impulso e se arrependeu? Agir impulsivamente é deixar a emoção comandar e, normalmente, poderia ter sido melhor se tivéssemos pensado, até para aproveitarmos melhor o momento. Portanto, pensar antes de agir, não quer dizer que você é frio e calculista, quer dizer que você quer aproveitar melhor o momento e sentir tudo que ele poderá te proporcionar, levando em consideração os prós e contras daquela atitude e buscando uma melhor forma de agir, para que sua atitude não traga problemas para você, mas aconteça de forma que haja uma maneira de se posicionar que não agrida a ninguém, mas atinja o seu objetivo efetivamente.

Ter emoção é legítimo, mesmo as consideradas negativas, como a raiva e a tristeza, tem sua função. Quando pegamos, mesmo a raiva e a tristeza, colocamos junto com a razão, podemos agir de forma que mesmo aquela emoção ruim, possa produzir com nossa atitude, uma resolução para aquela questão, um posicionamento que no fim nos trará benefícios.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page