A quem seguir: razão ou emoção?


Existe um dilema grande em nossa existência, seguir a razão ou a emoção? Será que uma das duas precisa subjugar a outra? Sabemos que todas as coisas tendem ao equilíbrio. Definir uma pessoa como equilibrada ou imparcial, estamos dizendo que a pessoa ouve, pondera, reflete, sem se deixar levar pelas emoções, mas considerando todas as circunstâncias que envolvem a situação. Nós deveríamos funcionar da mesma forma... Já ouviram aquela frase: – a pessoa estava certa em uma situação, mas se descontrolou e acabou perdendo a razão! É exatamente isso que acontece quando permitimos que a nossa emoção tome as rédeas de uma situação!

Ser comandado somente pela razão, também nos traz prejuízo, pois nos impede de sentirmos, de usarmos a emoção para nos fazer olhar as coisas de uma forma humana, então o que é melhor?

Na verdade, as duas existem dentro de nós para andarem juntas. A emoção sozinha, nos faz ver as coisas sempre ou pelo lado da catástrofe ou pela ilusão do perfeito, sempre nos extremos, nunca no real. Para podermos aproveitar a realidade, o que está a nossa volta, precisamos sentir e pensar em nossas atitudes. Quantas vezes você agiu pelo impulso e se arrependeu? Agir impulsivamente é deixar a emoção comandar e, normalmente, poderia ter sido melhor se tivéssemos pensado, até para aproveitarmos melhor o momento. Portanto, pensar antes de agir, não quer dizer que você é frio e calculista, quer dizer que você quer aproveitar melhor o momento e sentir tudo que ele poderá te proporcionar, levando em consideração os prós e contras daquela atitude e buscando uma melhor forma de agir, para que sua atitude não traga problemas para você, mas aconteça de forma que haja uma maneira de se posicionar que não agrida a ninguém, mas atinja o seu objetivo efetivamente.

Ter emoção é legítimo, mesmo as consideradas negativas, como a raiva e a tristeza, tem sua função. Quando pegamos, mesmo a raiva e a tristeza, colocamos junto com a razão, podemos agir de forma que mesmo aquela emoção ruim, possa produzir com nossa atitude, uma resolução para aquela questão, um posicionamento que no fim nos trará benefícios.

#razão #emoção #equilíbrioemocional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square